DEPRESSÃO: não feche os olhos diante dela!

18 de junho de 2019

Nos últimos dias a depressão foi um assunto muito comentado nas redes sociais. Uma pessoa famosa, com uma vida e um casamento aparentemente perfeitos; qual motivo ela teria para desencadear a depressão? Pois é, não se engane, a depressão é uma doença que atinge todas as classes sociais, idade e até mesmo as recém-mamães.
Afinal, o que pode causar a depressão pós-parto? A depressão pós-parto é muito individual, muitas vezes atinge mulheres que não possuem nenhum histórico, porém, é mais frequente em gestações de alto risco, bebês prematuros ou com má formação, mudanças no corpo da mãe, dentre de outros fatores. Geralmente inicia-se na quarta a oitava semana após o parto, podendo se iniciar até depois desse período. 
Seus sintomas são: irritabilidade, choro frequente, sentimentos de desamparo e solidão, falta de energia e motivação, desinteresse sexual, alterações alimentares e do sono, sensação de ser incapaz de lidar com novas situações, mudanças no humor frequente e alterações com a preocupação com o bebê que vão de preocupação extrema a rejeição. É super normal nos sentirmos mal alguns dias, mas quando isso começa a estar presente em nossas vidas, gerando incômodo ou atrapalhando nossa rotina é sinal de que algo não está legal e merece atenção. Você se identifica ou conhece alguém que está passando por isso? Não feche os olhos diante dela, procure ajuda!