Se você pensa em trocar a pílula pelo DIU mas ainda tem dúvidas, este post vai te ajudar!
O DIU nada mais é um pequeno contraceptivo em forma de T que fica dentro do útero com a função de evitar a gravidez. Este DIU pode ser o de Cobre ou o Mirena. E aí, qual a diferença dos dois?
O DIU de cobre dura em torno de 10 anos e é um pouco mais barato (nosso bolso agradece) e é revestido por por um cilindro de cobre. Ele libera algumas substâncias criando uma “berreira” impedindo que o espermatozóide chegue até o útero porém, ele não tem a função de pausar a menstruação.
Já o DIU Mirena, é um objeto de plástico revestido por hormônios, tem a duração de 05 anos e tem um precinho mais salgado porém, por ele ser hormonal, na maioria das mulheres a menstruação para ou tende a diminuir (isso é um ótimo benefício).
Agora a pergunta que não quer calar: e para colocar, como que é? Primeiro passo super importante, seu médico ginecologista tem que avaliar se realmente o DIU é o melhor método para você.
Depois disso, o DIU deve ser inserido por médicos especialistas pois, como todo o método, ele pode apresentar risco caso não seja feito corretamente.
Ah! E uma coisa que precisa ficar bem clara, para implantação do DIU não é obrigatório estar menstruada no entanto, essa fase chatinha ajuda que o processo seja mais tranquilo e confortável para a paciente.
Gostaram do assunto? Se tiverem dúvidas sobre o DIU, deixem nos comentários!