ECO: cuidados com seu bebê

27 de abril de 2021

Poucas pessoas sabem, mas muitos bebês nascem com algum de tipo de cardiopatia (problemas no coração) e muitos desses, quando não tratados vão a óbito, grande parte ainda nos primeiros meses de vida.
Isso é uma verdade muito dolorosa ?
Estamos falando de pequenos anjinhos e papais em luto!
Mas como tentar evitar isso?
Como já falamos por aqui, o primeiro exame cardíaco que deve ser realizado no bebê é o ecodopplercardiograma fetal, exame feito quando o pequenino ainda está dentro da barriga da mamãe. O ECO fetal é um ultrassom, assim como os ultrassons obstétricos, porém é realizado por um cardiologista e se trata de um exame muito específico de coração ❤️
Mas e se o exame não for realizado durante a gestação?
Quando nasce, o bebê deve realizar o teste do coraçãozinho (falaremos melhor sobre ele logo logo), capaz de apontar a necessidade de exames mais específicos ou não.
Se necessário, ou seja, se houver alguma desconfiança da saúde cardíaca do bebê, deverá ser realizado o ultrassom ecodopplercardiograma pediátrico, que fará um mapeamento completo do coração do bebê.
Caso o neném ou a criança realmente tenha alguma alteração, seu pediatra lhe conduzirá no tratamento. É normal que o exame seja realizado periodicamente em crianças com alterações: mas não se preocupe! O ECO não traz nenhum malefício aos pequenos.