ENDOMETRIOSE: mais comum que muitos acreditam

19 de fevereiro de 2021

Dores no período menstrual, sangramento excessivo, dor nas relações, infertilidade ?. Claro que são muitos os fatores que podem causar esses sintomas, mas um em especial deve ser muito bem avaliado: a endometriose.

Mas comum do que aparenta, a endometriose tecnicamente falando, ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste o útero internamente) passa a crescer em outras regiões do corpo. O tecido na maior parte dos casos, costuma crescer na região pélvica (fora do útero, porém em suas proximidades), se instalando em locais como ovários, intestinos ou reto. Em casos mais raros pode crescer em locais ainda mais distantes do útero.

Mas porque pode gerar dores ou outros sintomas?

Vamos explicar de um modo nada convencional: imagine uma blusa ? e uma calça ?. Agora imagine um tecido entre eles. Imagine esse tecido crescendo e se costurando entre os dois ???. Logo, os dois ficarão presos um no outro, e talvez não seja mais possível que uma pessoa vista as peças por não ter por onde “entrar”. Alguns de nossos órgãos ficam “soltos” dentro de nós e quando esse tecido os prende, a falta de movimentação pode acarretar dores muito intensas. A infertilidade pode ser explicada pela obstrução das tubas uterinas, devido também a essas aderências (junção dos órgãos).

Quanto mais cedo a doença é identifica, maiores as chances de um tratamento eficaz. Tem algum sintoma relacionado? Procure seu médico!

Realizamos na SOL a pesquisa de endometriose profunda, exame específico para essa avaliação realizado por um especialista ?