O TESTÍCULO DO BEBÊ NÃO DESCEU: o que fazer?

30 de dezembro de 2020

Existe uma preocupação que só quem é mamãe de menino conhece: a presença do testículo do rapazinho no local correto – o escroto.
Muitos bebezinhos já nascem com os dois testículos no escroto, porém em alguns casos os bebês podem nascer com um ou com os dois testículos ainda internos (o testículo fica na cavidade abdominal do bebê). Durante o crescimento é esperado que os testículos “desçam” e cheguem no local correto. Porém esse processo deve ocorrer até cerca de seis meses após o nascimento. Quando o bebê atinge essa idade já é hora da mamãe começar a investigar melhor a situação.
Quem definirá o passo a passo a ser seguido será o pediatra do bebê, que deve acompanhá-lo desde seu primeiro mês de vida. Em alguns casos essa condição é cirúrgica: mas não se apavorem mamães! Essa cirurgia costuma ser simples e em muitos casos o bebê recebe alta no mesmo dia.
Lembrando que é muito importante acompanhar essa condição desde o início e seguir o tratamento corretamente, pois a falta dos cuidados necessários pode ocasionar infertilidade do bebê em sua fase adulta.
E não se esqueçam mamães: é importantíssimo que já busquem um pediatra ainda durante a gestação. O acompanhamento com esse profissional desde o nascimento do seu bebê é imprescindível!