Afinal, o que são os graus da placenta, e para que servem? ?
Você com certeza já leu em alguma parte do seu relatório ultrassonográfico relatos sobre posição e grau de sua placenta. Ambas são informações muito importantes que são descritas para conhecimento do seu médico. ?⚕️?⚕️
O posicionamento de sua placenta é descrito para que seu médico possa saber como e onde ela se encontra dentro do útero, uma vez que cada placenta fica em um local diferente: por exemplo, ela pode estar por cima do bebê ou logo abaixo dele. Assim como pode estar atrás, ou dos lados. Isso não influencia em nada na gestação, mas é uma informação importante para o momento do parto.
Já o grau da placenta, após o morfológico, deve ser sempre avaliado, uma vez que deve-se alterar somente nas idades gestacionais específicas.
São quatro os graus, a começar pelo 0, chamados de graus de Grannum, e podem estar descritos tanto em numerais arábicos (1,2,3 …) quando em numerais romanos (I, II, III…). Quando a placenta se encontra em grau 0, pode ser apenas descrita como homogênea. O que determina os graus, nada mais é que o amadurecimento da própria placenta. Quanto mais velha, maior seu grau, mais calcificada é.
Algumas placentas entram em trabalho de amadurecimento precoce e é nesse momento que é importantíssimo uma avaliação adequada e um pré-natal bem acompanhado.
De modo geral, as placentas cumprem muito bem seu papel e são responsáveis por cuidarem tão bem de seu bebezinho no útero ❤️