ULTRASSOM: como exatamente funciona o exame?

18 de fevereiro de 2021

Muito falamos aqui sobre ultrassons e seus tipos. Mas afinal, o que é um ultrassom em si? como funciona? faz mal? possui radiação? dói?

Bem, vamos por etapa:
O ultrassom, conhecido também como ultrassonografia ou ecografia é um exame de imagem.
Basicamente, o médico passa na pele do paciente um aparelho que emitirá sons de alta frequência (acredite, inaudíveis), que serão transformados em imagens e refletidos em seu monitor. Estranho não é? Parece não fazer sentido algum, mas faz. As imagens ganham forma através de vibrações.
O processo todo é realizado assim e não há utilização de nenhum tipo de radiação: portanto trata-se de um procedimento que não gera nenhum mal a saúde, podendo ser repetido quantas vezes seja necessário.
Uma grande vantagem de um ultrassom (além claro de ser um método altamente eficaz) é que ele é indolor. Pode até ser que as vezes um médico dê uma apertadinha a mais aqui ou ali para ter um melhor retorno de imagens, mas é mais o incomodo de um “cutucãozinho” mesmo, nada que vá ferir o paciente.
Temos um leque enorme de tipos de ultrassom, podendo o exame ser realizado da cabeça aos pés. Cada um com uma finalidade!
É claro que os mais famosinhos – e amados – são os ultrassons obstétricos, que fazem a festa da família que está crescendo ❤️
As vezes os papais até se esquecem que o ultrassom é um exame médico com finalidade de avaliar o bem estar do bebê e seu desenvolvimento e trazem logo um “time de futebol inteiro” para acompanhar ??? (lembrando que durante a pandemia só estamos liberando um acompanhante por gestante para evitar aglomerações, consulte nosso protocolo) mas entendamos a emoção do momento ?
Para realizar um exame de ultrassom de qualquer tipo, você deve possuir um pedido médico. Grande parte desses exame são de rotina e realizados anualmente.
Precisa agendar algum? liga pra gente ? vamos te receber com todo carinho ?