ULTRASSOM ENDOVAGINAL

5 de março de 2021

Ok.
Olhando assim pra essa imagem … realmente parece bem desconfortável.
Mas não se assustem! A sonda do ultrassom endovaginal só é comprida assim para dar conforto a mulher, uma vez que seu comprimento evita o contato direto das mãos do médico com sua região íntima. A verdade é que normalmente só o início da sonda é introduzido dentro do canal vaginal.
Além de tudo, o exame costuma ser bem rápido causando um mínimo possível de desconforto.

O ultrassom endovaginal pode ter dois fins: avaliar útero, ovários e anexos presentes na região OU avaliar um lindo bebê a caminho! Na gestação, o exame é utilizado até cerca de 14 semanas para avaliação do bebê e depois dessa idade pode ser utilizado durante toda a gestação caso o seu médico precise avaliar seu colo uterino.

Como a sonda é introduzida internamente, sempre será colocado um preservativo em seu “corpo”, para que seja tudo feito da maneira mais segura.

Diferente do que muitas mulheres pensam, é super comum a realização desse exame durante a menstruação. A princípio pode parecer desconfortável, mas estamos mais que acostumados! Isso tudo porque é muito comum mulheres com sangramentos hemorrágicos ou sofrendo de aborto realizarem o exame para avaliação.

Através o exame, podemos observar várias possíveis alterações, como miomas, pólipos, adenomioses … portanto sua realização anualmente é muito importante.